sábado, 15 de outubro de 2011

OCUPE O COPOM: WALL STREET É AQUI....

Frente a crise que vai se adensando a saída do governo Dilma é o populismo econômico.

Segundo o Blog, chapa-branca, do Nassif, para a próxima reunião do Copom está sendo organizada uma manifestação semelhante à realizada na última, com as mesmas entidades chapa-branca de antes UNE, UBES.

Como Dilma deverá ter com o presidente do BC a conversinha que teve antes da última reunião do Copom, a óbvia conclusão é que o esquemão se repetirá. O “povo” nas ruas apoiará a demanda presidencial.

A novidade agora será a atualização das pressões. Seguindo a mesma linha do ir para as ruas protestar contra o sistema financeiro que está nas manchetes dos jornais do Centro, ainda, segundo Nassif, será lançado no dia da próxima reunião do Copom, 18, "o manifesto ‘Ocupe o Copom: Wall Street é aqui’, uma iniciativa dos sindicatos dos Metalúrgicos do ABC e de São Paulo, com assinatura de economistas, lideranças populares e entidades da indústria."

Certo, economistas e lideranças populares nós já imaginamos quais serão. A notar que esqueceram os “artistas” e acrescentaram “entidades das indústrias”. Será muito produtivo verificar quais as “entidades” que assinaram a chamada para as ruas. Sendo real estaremos entrando numa nova fase do populismo brasileiro.

Seja lá como for é um caminho perigoso esse escolhido por Dilma. Nem está isento de riscos para ela, nem está isento de riscos para a democracia brasileira. Há muita diferença entre fazer política e leviandade.

Demetrio Carneiro