segunda-feira, 15 de março de 2010

OS DEFESORES DO POVO E SEUS RESULTADOS

Leio no blog do Josias:

“Um dirigente do PT federal listou para o repórter cinco razões que levam a turma de Dilma a contar com um ovo que a galinha ainda não botou:

1. “Se é verdade que os pobres estão satisfeitos com o governo Lula, os muitos ricos também não têm do que reclamar”.

2. “A indústria naval brasileira, que estava quebrada, foi reativada graças às encomendas da Petrobras”.

3. “Grandes construtoras, que entraram em dificuldades com a crise internacional, tiveram acesso a crédito oficial”.

4. “O programa Minha Casa, Minha Vida reativou o setor da construção civil, antes voltado para um filão que agonizava, o de classe média alta”.

5. “Os bancos também não têm do que reclamar. Registraram no governo Lula recordes de lucratividade”.”

Reparem no detalhe: na há classe média! Para esse dirigente do PT o Brasil, a revelia daquilo que indicam os dados do IBGE, é composto por beneficiados pela Bolsa Família e beneficiados pela Bolsa Empresário. Vamos ponto por ponto:

1) Pobres e muito ricos adoram o governo Lula. Quanto aos muito ricos não tenho dúvidas, já aos pobres... bem... segundo o DataFolha é Serra quem ganha entre eles.
2) A “grande” Petrobrás, empresa mais eficiente do mundo, empresa que comanda o monopólio de fato do mercado brasileiro de combustíveis, onde o consumidor brasileiro paga apenas R$ 2,70 por litro de gasolina, enquanto o consumidor americano, país com péssimos hábitos de concorrência e empresas bem menos eficientes, pagam exorbitantes R$ 1,35 por litro. Com certeza os donos da indústria naval estão felizes, talvez seus empregados também, já o resto... bem... o resto é resto.
3) Com certeza o governo Lula deixou grandes construtoras bem felizes. Nem quando o TCU evidência superfaturamentos a obra para. Pergunto: dá para ficar triste? Agora, já quem precisa comprar um imóvel... bem... esse não deve estar tão feliz assim. Mas ele não importa, faz parte do resto.
4) Como se pode ver, o Brasil não é para todos. O filão agonizante, que, aliais, é quem sustenta o governo, não é lá muito importante. A propósito, esse programa está muito, mas muito, mas muito longe de sua meta.
5) Verdade, os banqueiros estão muito felizes com Lula.

O resultado do PIB, já comentado no blog, demonstrou o fracasso das tais políticas de incentivo. O resultado favorável aconteceu exatamente no setor que não recebeu incentivos (serviços), por sua vez, como diz o petista acima, banqueiros, empreiteiros e os donos das grandes fortunas, que foram todos devidamente protegidos da crise, têm motivos para felicidade. Não é difícil pensar em quem pagou a conta.

Abs

José Carneiro