quarta-feira, 24 de março de 2010

O PASSADO E O FUTURO DO IUPERJ, SEGUNDO SIMON

O texto abaixo é do Simon e trata da questão do IUPERJ. É interessante, pois trata das possibilidades de sobrevivência da instituição, mas no fundo fala é do real estado da pesquisa independente quando o assunto é ciência política e sociologia.
É um depoimento importante de quem viveu os fatos. Eu mesmo cheguei a acompanhar um pouco, pois iniciei minha graduação em economia na Cândido Mendes em 1972. Na época fazia política estudantil e todos tínhamos uma boa relação com o instituto que, como o Simon relata, foi um pouco uma CEBRAP.
Demetrio Carneiro


O PASSADO E O FUTURO DO IUPERJ

O Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro – IUPERJ, o programa de pós-graduação em ciência política e sociologia da Universidade Cândido Mendes, do qual fui professor entre 1969 e 1988, passa por uma grave crise financeira, e está ameaçado de fechar. O IUPERJ precisa encontrar uma saída, não tanto pelo seu passado, mas sobretudo pelo que é hoje e pode vir a ser no futuro. Este depoimento pretende ajudar a entender como se chegou a esta situação e comentar sobre diferentes caminhos que poderiam ser seguidos. Espero que seja uma contribuição.