domingo, 26 de dezembro de 2010

DILMA E AS MULHERES NA POLÍTICA: UMA NOVA ERA?

Em recente fala o que sai(?), Lula, comentou seu orgulho em ser o primeiro presidente “operário”(?) a entregar a faixa presidencial a uma mulher.Certamente será mais uma coisa a registrar em cartório, ser repetida pelas próximas décadas e apresentada como troféu.

Dilma na presidência indica uma nova era para a questão de gênero? É certo que ela falou em cota para as mulheres em seu ministério, constituído em sua absoluta maioria por homens. É certo que o show dia primeiro terá diversas mulheres.

O fato é que para efeitos políticos Dilma poderá ser a “representante das mulheres no poder” e certamente os partidos da base saberão capitalizar para si a forte imagem. Mas também é certo que não estamos falando de auto-representação, mas sim mulheres falando o discurso   da política convencional. Com efeito, até aqui, Dilma é a vocalização de Lula. Isto anda muito longe de ser auto-representação.

Se nessa farsa haverá espaço para o crescimento dos projetos de auto-representação feminina autêntica só o futuro dirá, mas o que fica mais evidente é o formato da manipulação que se desenha no horizonte. Nessa arapuca cai quem quiser, mas é bom que as autenticas militantes da auto-representação feminina se preparem para o que virá.

Demetrio Carneiro