segunda-feira, 13 de setembro de 2010

O OVO DA SERPENTE...NA EUROPA


“Povo antigo, porém prolífico e cheio de vitalidade, os ciganos tentaram resistir à morte, mas a crueldade e o poderio de seus inimigos prevaleceram à sua coragem. O amor à música serviu-lhes por vezes de consolo no martírio. Famintos e cobertos de piolhos, eles se juntavam diante dos hediondos barracões de Auschwitz para tocar música, encorajandas crianças a dançar. Há testemunhas da coragem dos ciganos que militaram na Resistência polonesa, na região de Nieswiez. Segundo elas, os combatentes ciganos se lançavam sobre o inimigo fortemente armado empunhando apenas uma faca. São decorridos 40 anos desde o genocídio dos ciganos. Já é tempo de denunciar esse crime abominável. Estas linhas pretendem tão somente evocar terrível injustiça cometida contra os ciganos.”



Texto de Myriam Novitch, vale ler na íntegra,diretora do Museu dos Combatentes dos Guetos, fundado no Kibutz Lohamel Haghetaot por um grupo de sobreviventes do Gueto de Varsóvia.



Tem o velho ditado: “Diz-me com quem andas...Eu te direi quem és.”
De seu seleto grupo de amigos Lula tem o Presidente do Irã, que dispensa apresentações, e o Presidente da França, Sarkosy.

Segundo o Estado “O índice de aprovação do presidente francês Nicolas Sarkozy subiu 4 pontos porcentuais em setembro, para 34%, de acordo com uma pesquisa publicada hoje, apesar das fortes críticas internacionais sobre as ações contra os ciganos no país.”

Na Europa atual não é mais politicamente correto perseguir judeus, comunistas ou homossexuais.
Sobrou para os imigrantes e para os eternos migrantes: Os ciganos.
Migrantes, pois ciganos são cidadãos do mundo. Aquele mundo "sem passaportes", "sem fornteiras" que todos sonhávamos para o século XXI.

Era previsível uma onda nacionalista de direita por conta da crise de emprego.
Não custa lembrar que por essas águas já navegaram outros “socialistas”, os nacional-socialistas da Alemanha Nazista.

Demetrio Carneiro

Obs. : Na foto acima, num dos cartazes, o da esquerda, há uma referência ; Os « roms » querem viver.

Segundo a Wikipédia « rom » é o termo adotado pela União Internacional Romani (IRU) e reconhecido pela ONU, para designar um conjunto de populações que tem em comum sua origem indiana.
São os nossos « ciganos ».
Na França são : Gitans, Tsiganes, Manouches, Romanichels, Bohémiens, Sintis, Gens de voyage.