"Lula também falou sobre os problemas envolvendo as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicadas nesse fim de semana e que foram suspensa pela Justiça Federal no Ceará. “É muito difícil lidar com seriedade quando se tem pessoas que não agem com seriedade”, afirmou o presidente. De acordo com ele, o Enem foi um “sucesso extraordinário, com mais de 3 milhões de participantes. “Não vai ser um ou outro caso que vai impedir o sucesso do Enem”, disse."
Sem dúvida, se houver repercussão muito negativa da fala, irá desdizer o que disse e não assumirá o rompante de arrogância.
O pior é que os gestores acabam se sentido protegidos pela lógica paranóica de que a culpa é de alguém que quer prejudicar o lindo e maravilhoso projeto nunca antes feito no Brasil e vão pelo mesmo caminho.
As posturas do Ministro da Educação e do presidente do INEP, depois de sucessivas falhas, deveriam, no mínimo ser, revisadas. Ao menos em respeito ao contribuinte, já que tudo isso é feito com recursos públicos.
Demetrio Carneiro